Videobrasil reúne pioneiros do vídeo no Rio de Janeiro

A+ a-
postado em 12/03/2014
Solange Farkas, Marcelo Tas, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Sandra Kogut resgatam histórias e discutem as transformações da produção brasileira de vídeo desde a década de 80 aos dias de hoje, e sua relação com a televisão. Encontro acontece durante a programação do RioContentMarket

As experimentações de produtoras como a Olhar Eletrônico e a TVDO, definiram estéticas e apontaram caminhos para a produção de vídeo no país ao longo da década de 1980. À época, o Festival Videobrasil era o único canal de divulgação destes realizadores, abrigando e premiando seus trabalhos.

Cinco nomes fundamentais do período encontram-se na próxima quinta-feira para relembrar estes primeiros tempos. Solange Farkas, fundadora e diretora da Associação Cultural Videobrasil; Tadeu Jungle e Walter Silveira, ambos do TVDO, responsáveis por programas históricos como o Mocidade Independente (Band) e  o Máquina do Som (TV Cultura); Marcelo Tas que, muito antes do CQC, já provocava políticos e celebridades com seu alter ego Ernesto Varela, pela produtora Olhar Eletrônico; e Sandra Kogut, diretora de vídeos que experimentaram a linguagem do videoclipe, como o de Kátia Flávia, a Godiva do Irajá (Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros).

Na pauta deste painel, as experiências radicais e a exploração dos recursos da época, além da análise do contexto histórico e a influência que aquele período teve na carreira de cada um deles. 30 Anos de Videobrasil acontece na Sala 3 do Windsor Barra Hotel, às 17h30.

O RioContentMarket  reúne produtores e compradores da indústria da televisão e de mídias digitais. A realização é da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de TV (ABPITV) .


Serviço:

30 Anos de Videobrasil
Com: Solange Farkas, Marcelo Tas, Tadeu Jungle, Walter Silveira e Sandra Kogut
13/MAR, das 17h30 às 18h30
RioContentMarket 2014 | Rio de Janeiro, RJ



E aqui no site você pode saber mais sobre essa época. Conheça mais sobre os artistas participantes do evento assistindo aos interprogramas exibidos no SescTV, onde cada um deles fala um pouco do início de sua trajetória como videoartista:

Tadeu Jungle:

Marcelo Tas:

Walter Silveira:

Sandra Kogut:


Os participantes do encontro também discutem os primórdios do vídeo brasileiro no Videobrasil na TV. Assista aos dois primeiros programas da 3ª temporada da série, disponíveis na íntegra no Canal VB:

programa 1 | programa 2