O Paço das Artes em festa!

A+ a-
postado em 10/12/2015
Neste sábado, 12 de dezembro, uma visita guiada por Diego Matos, curador da exposição Quem nasce pra aventura não toma outro rumo, integra ações em comemoração aos 45 anos do Paço das Artes

No sábado, 12 de dezembro, às 14h30, uma visita guiada à exposição Quem nasce pra aventura não toma outro rumo – obras do Acervo Videobrasil é conduzida por seu curador Diego Matos, coordenador de arquivo e pesquisa do Videobrasil. O encontro faz parte das comemorações pelos 45 anos do Paço das Artes.

A mostra é fruto de uma parceria iniciada em 2001, quando obras do Acervo Videobrasil foram exibidas pela primeira vez no Paço das Artes. “O novo encontro entre as instituições amplia as discussões dos últimos catorze anos de parceria ao tocar em pontos fundamentais para o Paço das Artes: as referências geopolíticas a partir da arte e a questão do acervo e da memória da arte contemporânea. Destacar a produção artística de países do Sul global também tem sido um de nossos pilares de atuação”, declara Priscila Arantes, diretora artística e curadora do Paço das Artes. Para Diego Matos, a exposição resultante da parceria vai de encontro com “a perspectiva do Videobrasil de efetivamente proporcionar um acesso mais democrático e com diversas possibilidades de uso a esse acervo”.

O título da exposição é emprestado da fala da artista Lygia Pape, proferida quando entrevistava o intelectual e crítico de arte Mário Pedrosa e, segundo o curador, “renovava a crença no papel do artista e do intelectual público, bem como na relação inerente entre arte e política” num momento “de crise, de um trauma já consolidado na sociedade brasileira e o fim das esperanças frustradas pelo regime militar”.

A mostra reúne obras datadas de 1978 a 2012, de autoria de dezesseis artistas e grupos oriundos de países do Sul global. Obras de artistas-chave do vídeo nacional, como Cao Guimarães, Carlos Nader, Cristiano Lenhardt, João Moreira Salles, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes, criam relações com as obras do peruano Gabriel Acevedo, da israelense Nurit Sharett (que integrou a mais recente edição da Bienal de São Paulo) e do argelino Malek Bensmaïl, entre outros.

Os trabalhos, que fazem parte da coleção do Videobrasil, composta por mais de 1.300 obras em vídeo, são divididos em três conjuntos definidos por suas aproximações: Afeições, tempos e estradas; Democracia, documento e ficção; e Fala, escuta e dissenso.

Quem nasce pra aventura não toma outro rumo, exposição paralela do 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, que ocupou o Sesc Pompeia e o Galpão VB, segue em cartaz até 10 de janeiro de 2016. Conheça a programação completa de PAÇO DAS ARTES 45 anos.


Visita guiada à exposição Quem nasce pra aventura não toma outro rumo – obras do Acervo Videobrasil
com o curador Diego Matos
12 de dezembro de 2015 (sábado), às 14h30

PAÇO DAS ARTES 45 anos
12 de dezembro de 2015 (sábado), a partir das 13h30
Paço das Artes | Av. Universidade, 1, São Paulo, Brasil
www.pacodasartes.org.br