O segundo volume do Caderno Sesc_Videobrasil discute os desafios impostos à arte pela intensificação da urbanização, o acesso crescente a novas tecnologias e o redesenho constante dos mapas político-econômico-culturais. Antecipando o eixo Pensamento do 16º Videobrasil (setembro de 2007), a publicação editada por Helio Hara trata da relação entre arte e sustentabilidade e do uso que as práticas artísticas fazem da mobilidade própria do cenário atual.

Entre os ensaios reunidos pela publicação, o jornalista Daniel Hora examina o impacto das residências em seu entorno; Grant H. Kester, da Universidade da Califórnia em San Diego, analisa a colaboração da arte com subculturas sociais e políticas; e Hans Dieleman, da Universidade Erasmus, em Roterdã, e Universidad Autónoma Metropolitana, na Cidade do México, mostra que, apesar de nem sempre reconhecida, a sustentabilidade se faz presente há décadas em práticas artísticas.

Disponível para compra na loja virtual do SESC.

Acesse aqui o PDF da publicação.



Caderno Sesc_Videobrasil 2: Arte Mobilidade Sustentabilidade

Editor: Helio Hara. Colaboradores: Daniel Hora, Grant H. Kester, Hans Dieleman, Hildegard Kurt, Maria Araújo, Marisa Mokarzel, Ricardo Rosas. Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2006, 144 páginas. Português/inglês. ISSN 1808-6675. Largura: 18,5 cm/Altura: 23,5 cm/Lombada: 1,5 cm