• 
	Joseph Beuys - A Revolução Somos Nós

    Joseph Beuys - A Revolução Somos Nós

O projeto de comunicação por trás da obra fundadora de Joseph Beuys é o tema de fundo da publicação que toma como ponto de partida sua retrospectiva em São Paulo. A mostra reuniu cartazes, múltiplos e vídeos criados de 1964 a 1986 numa expografia concebida para evidenciar a diversidade de estratégias usadas por Beuys e a importância da palavra em sua obra. Estas são questões que o livro, vencedor do Prêmio Jabuti em 2011, também reflete por meio de diferentes contribuições.

Os ensaios reunidos aprofundam aspectos-chave do trajeto e das concepções de Beuys. O curador Antonio d’Avossa analisa o contexto de intensa troca e colaboração no qual se insere a produção de múltiplos e cartazes de Beuys; um singular testemunho visual desse período está presente nas imagens da fotógrafa Digne M. Marcovicz. A teoria da escultura social a partir da botânica, de que o artista lançou mão em suas estratégias e procedimentos, é comentada por Volker Harlan. E Rainer Rappmann, criador da Universidade Livre Internacional, trata das ações que prolongam a obra do artista para além de sua morte, em 1986.

Disponível para compra aqui.

 

Joseph Beuys – A revolução somos nós

Autores: Antonio d’Avossa, Rainer Rappmann, Solange Farkas, Volker Harlan, Digne M. Marcovicz (ensaio fotográfico). Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2010, 208 páginas. ISBN 978-85-7995-007-0. Largura: 18 cm/Altura: 23,1 cm/Lombada: 2,5 cm