A partir desta edição, um novo recorte norteia o FF>>Dossier. Com curadoria de Eduardo de Jesus, a série Outros espaços examina a questão do espaço e sua relação com a obra eletrônica a partir de obras exibidas no 15º Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil (2005). Em cada uma, o pesquisador reconhece uma estratégia da produção audiovisual para lidar com as tensões diárias que experimentamos ao transitar pelos espaços, sob o impacto das tecnologias de comunicação e dos conflitos contemporâneos. Professor da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC-MG, Eduardo de Jesus é mestre em comunicação social pela UFMG e membro do Conselho de Programação do Videobrasil.

Roberto Bellini, autor de Landscape Theory, é o tema desta edição. Em seguida, virão Andrés Denegri (Uyuni), Fernanda Goulart (Alugo-me), Claudia Aravena (Out of Place), Gregg Smith (Background to a Seduction) e Bouchra Khalili (Vue Panoramique). “Em Landscape Theory, Bellini expôs os conflitos em torno da apropriação do espaço”, escreve o curador. “Com imagens quase bucólicas, o vídeo mostra um diálogo acerca da paisagem e das políticas do olhar. Estriada, controlada e repleta de relações de posicionamento, a paisagem apresentada por Bellini é o espaço territorializado pelo controle do capital e, ao mesmo tempo, desterritorializado pela banalidade das imagens usadas no vídeo.”

No Ensaio, o realizador e professor da PUC-Rio Cezar Migliorin define Landscape Theory como uma obra “de paciência”. “A questão não era provocar uma experiência inusitada, radical, uma briga, mas deixar a fala sair, se fazer. Até onde pode ir essa fala? É essa a paciência e a inteligência do trabalho: deixar o texto ultrapassar a comunicação e fazer vibrar um estado do mundo.”

Saiba mais sobre este artista no acervo