Texto institucional Ivan Ísola, 1983

VÍDEO BRASIL

Evento é vento. Vídeo Brasil foi pensado para ser muito mais do que um festival efêmero: o momento exige estruturas permanentes para a produção e distribuição de cultura e novos meio devem engenhar novas políticas que democratizem o acesso ao conhecimento e facilitem a apropriação do instrumental que nos permita engendrar novos signos, materializando um pouco da utopia possível, enfim, fazer com que na 'aldeia global' a aldeia possa dialogar com a própria aldeia, com as aldeias, com o globo, falando com seu sotaque e com todos os sotaques em Direct Broadcasting Sistem, em Narrowcast, TV de mão dupla, interativa.

A TV é também uma das maiores fábricas de memória em ação neste país, portanto, colhemos esta ocasião para ampliar a memória da televisão brasileira, que o MIS vem processando desde a exposição 30 Anos de TV no Brasil. Mas não basta tombar e rever o passado, trata-se de enriquecer o presente e, principalmente, projetar a memória futura.

Vídeo Brasil é vídeo novo, é uma iniciativa que se repetirá todos os anos para que se pense sobre as questões que condicionam o fazer TV no Brasil.

A partir de agora, vide o Brasil.

I Festival Video Brasil. De 08 de Agosto de 1983 a 14 de agosto de 1983.