Inscrições encerradas. Não é possível inscrever novos trabalhos, nem alterar os dados cadastrados.

Entry submission period ended. You cannot submit new entries, or edit existing entries.

A Associação Cultural Videobrasil e o Sesc São Paulo convidam artistas e/ou coletivos do Sul Global, da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ou radicados/as/es neles há pelo menos cinco anos, e artistas indígenas de quaisquer nacionalidades para participar da chamada aberta para a 22ª Bienal Sesc_Videobrasil.

Com o dinamismo que o caracteriza, o evento chega em 2023 a sua 22ª edição, intitulada "A memória é uma ilha de edição" – frase retirada de poema de Waly Salomão (1943-2003). Com curadoria do brasileiro Raphael Fonseca e da queniana Renée Akitelek Mboya, a Bienal marca ainda os 40 anos do Videobrasil, dedicado inicialmente ao vídeo e que ao longo das décadas se expandiu para abarcar as mais variadas linguagens artísticas. Nesta celebração, "faz-se necessário, portanto, não apenas refletir sobre o tempo e as muitas concepções de memória, mas também revisitar a importância do vídeo nessas quatro décadas", escrevem os curadores. Cabe lembrar, ainda, que na contemporaneidade as possibilidades de edição de imagens se transformaram, tornando-se mais ágeis e ao alcance de nossos dedos em uma série de dispositivos tecnológicos de uso cotidiano.

Para muito além dessas "ilhas de edição" particulares, a 22ª Bienal busca selecionar trabalhos que tratem das memórias coletivas, das lembranças e esquecimentos que constroem narrativas históricas e sociais, relativas a povos, nações e regiões geográficas. "Quais as fronteiras éticas de um corte? Quem detém o poder de fazê-lo? Como forjar a memória daquilo que não vimos ou sentimos em nossos corpos? Quais os limites da memória?", questionam os curadores.

As inscrições, abertas a obras em qualquer linguagem, são gratuitas e devem ser realizadas apenas pela internet. Cada usuário poderá inscrever até 03 (três) obras, que deverão ser enviadas simultaneamente. A inscrição em Autoria Individual não exclui a possibilidade de inscrição em Autoria Coletiva; basta criar usuários/as distintos. Não podem participar do processo seletivo artistas que tenham participado de uma das últimas duas edições da Bienal Sesc_Videobrasil (2017 e 2019).

As informações inseridas poderão ser salvas e editadas até o aceite do Termo de Compromisso e envio do formulário. Uma vez concluída a inscrição, será gerado um número de protocolo, que deve ser guardado pelo/a artista ou representante do grupo. Um e-mail de confirmação com a ficha de inscrição será encaminhado ao/à usuário/a cadastrado/a/e.

Leia aqui o partido curatorial da 22ª Bienal Sesc_Videobrasil.

Acesse o edital desta edição. Em caso de dúvidas, escreva para 22bienal@videobrasil.org.br.


Boa sorte!


CONVOCATÓRIA