• Estufa (2004), de Letícia Ramos e Luiz Roque

    Estufa (2004), de Letícia Ramos e Luiz Roque

Acervo Videobrasil na 16ª edição da WRO Biennale

A+ a-
postado em 14/05/2015
Programa de vídeo apresenta obras dos brasileiros Letícia Ramos e Luiz Roque na bienal de media art em Wroclaw, Polônia, e sinaliza o estreitamento das relações do Videobrasil com o circuito de arte polonês

No dia 14 de maio, quinta-feira, o Videobrasil apresenta obras de seu acervo na 16ª edição da WRO Biennale, bienal que se realiza em Wroclaw, Polônia. O programa de vídeo Futuro do pretérito tem curadoria de Thereza Farkas, diretora de programação do Videobrasil, e conta com oito trabalhos em vídeo de dois artistas brasileiros: Letícia Ramos e Luiz Roque.

Em suas obras, os autores exploram as conexões entre ficção e ciência e, com frequência, flertam com o gênero da ficção científica. Estufa (2004), uma das obras em exibição, marca a união dos artistas no projeto FAZENDAROQUERAMOS, que propôs um estudo da composição de realidades artificiais através de interferências em paisagens naturais.

Ambos gaúchos, Letícia e Luiz são artistas de uma mesma geração e figuram no Acervo Videobrasil desde o início de sua produção. Letícia participou do 16º e 18º Festival (2007 e 2013), e foi uma das artistas selecionadas para o 19º Festival, que acontece de outubro a dezembro de 2015. Luiz esteve na 17ª (2011) e 18ª edições do Festival.

A relação entre a Associação Cultural Videobrasil e a Polônia vem se estreitando nos últimos anos. O WRO Art Center, museu que promove a WRO Biennale, foi um dos apoiadores do 18º Festival, em 2013. Atualmente, o Programa de Residências Videobrasil tem como parceira a A-I-R Laboratory, instituição conduzida pelo Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle, em Varsóvia. Em 2014, o libanês Ali Cherri, contemplado com o prêmio de residência pelo 18º Festival, esteve no A-I-R Laboratory por dois meses e, conforme relatou no blog In Residence, chegou a sentir-se parte do local. O A-I-R é também parceiro da Associação na segunda edição do Videobrasil em Contexto. O projeto oferece a um artista brasileiro (Vitor César) e a um polonês (Karol Radziszewski) novas possibilidades de intercâmbio e residência artística tendo, respectivamente, os arquivos da cidade de Varsóvia e do Acervo Videobrasil como matéria-prima. A presença da artista polonesa Karolina Bregula no 19º Festival confirma o alcance das ações do Videobrasil pelos países do Sul global.


SERVIÇO

Futuro do Pretérito: Letícia Ramos e Luiz Roque no Acervo Videobrasil
14 de maio (quinta-feira), 14h

WRO Media Biennale
de 13 a 17 de maio
diversas localidades, Wroclaw, Polônia
wro2015.wrocenter.pl