O projeto Videobrasil em Contexto foi criado em 2012 com o objetivo de promover intercâmbios artísticos internacionais em aproximação com o Acervo Videobrasil, prevendo a criação de obras comissionadas que passam a fazer parte da coleção.

O principal insumo de pesquisa, reflexão e produção do programa são as obras do Acervo Histórico Videobrasil, composto por mais de 4.500 itens catalogados (incluindo obras em vídeo, videoinstalações, registros de performance, publicações e documentos). O Acervo contempla as produções selecionadas na mostra Panoramas do Sul, realizada a cada dois anos durante o Festival organizado pela parceria entre o Sesc São Paulo e a Associação Cultural Videobrasil, e obras doadas por artistas que dizem respeito aos interesses de sua direção artística.

A primeira edição do Videobrasil em Contexto, promovida em parceria com a Delfina Foundation (Londres, Reino Unido) e a Casa Tomada (São Paulo, Brasil), aconteceu em 2012 e selecionou, via convocatória pública, o brasileiro Cláudio Bueno e o egípcio Mahmoud Khaled. Ao longo de três meses, os artistas contemplados realizaram residências em ambas as instituições. Em São Paulo, fizeram suas incursões no Acervo Videobrasil e puderam dar início e corpo a suas pesquisas. Em Londres, deram desenvolvimento aos projetos e apresentaram, na Whitechapel Gallery, os trabalhos do Acervo Videobrasil que serviram como referências para a criação de suas obras comissionadas. Em 2016, a exposição Acervo Videobrasil em Contexto #1 exibiu, no Galpão VB, o resultado de suas pesquisas e as obras comissionadas pelo projeto.

Com novo formato, a segunda edição do Videobrasil em Contexto contou com a parceria da A-I-R Laboratory, em Varsóvia (Polônia). O artista brasileiro Vitor César foi selecionado para desenvolver seu projeto durante residência na Polônia, com foco sobre as relações entre os arquivos da cidade e o entorno urbano, enquanto o polonês Karol Radzizewski terá a mesma oportunidade no Brasil, realizando uma imersão no Acervo Videobrasil. Como resultado final da experiência, cada artista apresentou no Galpão VB, em 2016, um trabalho inédito que passou a integrar as coleções do Videobrasil e do Centre for Contemporary Art Ujazdowski Castle, gestor do  A-I-R Laboratory.

A terceira edição do Videobrasil em Contexto é fruto da parceria entre a Associação Cultural Videobrasil, o Estonian Contemporary Art Development Center (ECADC), sediado em Tallin, Estônia, e o Instituto ACAIA, localizado na Vila Leopoldina. A artista Marge Monko foi selecionada para realizar uma residência no Videobrasil entre junho e julho de 2018, com o intuito de produzir um projeto artístico a partir do Acervo Histórico da instituição. Como resultado da residência, Monko realizará uma obra comissionada pelo projeto a ser apresentada em 2019, que passará a integrar as coleções do Videobrasil e do ECADC