Media in Transition

A+ a-
postado em 30/10/2015
Videobrasil é representado por sua diretora, Solange Farkas, em conferência na Tate Modern sobre a conservação da arte time-based e as adaptações do campo museológico às mídias em constante evolução

No dia 18 de novembro de 2015, Solange Farkas representa a Associação Cultural Videobrasil na conferência Media In Transition, promovida pela Tate Modern em Londres, ao lado do Getty Conservation Institute e do Getty Research Institute. A conferência internacional é dedicada a refletir sobre a intersecção da media art e das mudanças tecnológicas no decorrer dos anos. As adaptações e respostas dos campos museológico e de conservação às obras time-based e às mídias artísticas em constante mudança serão debatidas ao longo de três dias.

Uma parte importante da conferência é dedicada a estudos de caso e discussões interdisciplinares sobre trabalhos específicos de Joseph Beuys, Nam June Paik, Bruce Nauman e Bill Viola, artistas que fazem parte do acervo e do histórico de exposições da Associação — muitos deles apresentados no país em primeira mão pelo Videobrasil.

Uma das mais relevantes coleções de vídeos da América Latina, o Acervo Videobrasil abrange obras que participaram do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil, trabalhos doados por artistas, obras-chave da videoarte internacional, registros de performances, testemunhos, documentários, publicações e documentos, num total de quase 10 mil itens — 4.500 deles já estão catalogados e disponíveis para consulta pública por meio da Videoteca.

Além de manter atualizado o aparato técnico necessário à conservação de um acervo dessa natureza, a Associação Cultural Videobrasil dedica-se a produzir uma trama de conteúdos em torno dele, a exemplo da PLATAFORMA:VB e do Canal VB. Exposições, programas de vídeo e curadorias a partir do Acervo Videobrasil são algumas das principais estratégias de ativação da coleção e promovem a constante atualização de suas obras, colocando-as em contato com o público e à disposição de novos recortes críticos que confirmam a relevância dessas produções dentro do cenário artístico atual. 


Media in Transition
de 18 a 20 de novembro de 2015
Tate Modern | Bankside, Londres, Reino Unido
www.tate.org.uk

Tags
Acontece