3 Antena: desobstruindo os canal tudo! 1990, arquivo digital transferido de VHS, 9'17" 3 Antena

Ao fim dos anos 80, uma geração viu frustradas suas expectativas de quebra dos monopólios de rádio e TV, que acompanharia o processo de distensão política “lenta, gradual e segura” anunciado no final do regime militar no Brasil. No canal 8 da televisão carioca, a pirata 3 Antena transmitiu clandestinamente programas com sequências capturadas da grade regular da televisão aberta e de outros produtos da indústria audiovisual agenciados de forma anárquica, que debochavam da imagem do país feita pelas emissoras que operavam legalmente. Através de um transmissor potente, sua difusão chegou a interromper programas de grandes redes.

Acervo Histórico Videobrasil | Prêmio júri popular do 8˚ Festival Internacional de Vídeo Fotoptica

A revolução não será televisionada – episódios 1, 6 e 7 2002, arquivo digital transferido de VHS, 25' A Revolução Não Será Televisionada

Produção independente narrada por um guerrilheiro urbano fictício que usa a arte como arma, A revolução não será televisionada mesclava elementos jornalísticos e artísticos para comentar o espaço urbano e suas relações políticas e sociais. Ao longo dos oito episódios do projeto, foram contempladas experimentações visuais de cerca de 50 artistas, transmitidas ao longo de três meses na TV a cabo. O núcleo de produção era composto por André Montenegro, Daniel Lima, Daniela Labra e Fernando Coster e usava a linguagem da televisão para questionar a ideologia hegemônica e o funcionamento da comunicação de massa.

Acervo Histórico Videobrasil (ep. 1) e cortesia Daniel Lima (eps. 6 e 7)

Racismo policial - Quem policia a polícia? 2004, arquivo digital extraído de DVD, 14'51" A Revolução Não Será Televisionada, Frente 3 de Fevereiro

A Frente 3 de Fevereiro é um grupo transdisciplinar de pesquisa e ação direta que aponta e discute o racismo na sociedade brasileira, remetendo à histórica luta e à resistência da cultura afro-brasileira. Em Racismo policial – quem policia a polícia?, o grupo questiona a noção de “atitude suspeita”, justificativa comum para a intimidação e morte de moradores da periferia paulistana por policiais militares. A obra foi realizada por ocasião da exposição Zona de Ação (Sesc Paulista, 2004), que reuniu uma importante geração de coletivos surgidos no começo dos anos 2000, como BijaRi, Cobaia, Contrafilé e GAAC, com trabalhos de forte tom político.

Acervo Histórico Videobrasil

Situação.......Cidade.......y........Campo........ 1970, registros fotográficos, 31 x 46 cm cada Artur Barrio

Amarrados como dinamites, pães foram colocados em pontos diversos ao longo da lagoa de Marapendi, que à época dividia uma área urbana e litorânea de outra menos ocupada, no Rio de Janeiro. As obras / situações / acontecimentos que Barrio desenvolve desde a década de 1960 têm como espaço a cidade, aproximando-se de questões sociais e políticas, para além de sua carga psíquica. São objetos e acontecimentos deflagradores, que desvelam uma dimensão radical e contestatória da realidade. Sua produção contesta as categorias artísticas e transforma as condições de produção, circulação e consumo de arte. Suas matérias-primas são orgânicas e residuais.

Cortesia do artista

Solenidade de hasteamento da bandeira ao vivo 2009, arquivo digital extraído de DVD, 6' Cristiano Lenhardt

Um desfile de banda marcial é encenado de forma irônica por uma pequena tropa, como alegoria histórico-política, em um percurso que leva a mastros desativados em espaços públicos de Porto Alegre. A ação foi captada com uma câmera Super-8, cuja visualidade desafia as noções de presente e passado, questionando a noção de “agora”. A obra de Cristiano Lenhardt confronta os limites da realidade com outras possibilidades de existência, sendo constituída por elementos textuais, visuais e sonoros articulados em vídeos, escritos, desenhos, gravuras, objetos e instalações.

Acervo Histórico Videobrasil

Abra a jaula 1983, arquivo digital transferido de U-Matic, 15'48" Edson Jorge Elito, Goffredo Telles Neto, Teatro Oficina Uzyna Uzona

Após o acirramento da censura estatal em 1968, José Celso Martinez Corrêa vê na gravação das peças do Teatro Oficina uma maneira de transpor a perseguição política. O uso de um aparelho portátil de gravação, no começo dos anos 80, segue o mesmo propósito militante, contra tentativas de silenciamento e intimidação ao grupo. Abra a jaula integra essa estratégia ao registrar a resistência à censura ainda no período de “abertura política”, quando o Oficina tenta a liberação do filme O Rei da Vela (1982), registro da montagem da peça de Oswald de Andrade encenada pelo grupo pela primeira vez em 1967.

Acervo Histórico Videobrasil

Ensaio Ilú Obá de Min 2015, vídeo, 1'40" Graziela Kunsch

O grupo afro de percussão Ilú Obá De Min é formado por mulheres e suas apresentações mudam a face de espaços públicos de São Paulo, engajando uma população usualmente excluída. Com um único plano, o vídeo registra momentos de uma dessas transformações, ao apresentar pessoas sob um viaduto que, a despeito de sua condição de precariedade, incorporam força e alteridade. Ao som dos tambores, seus corpos criam um lugar de festa e dignidade. Frequentemente produzidos em colaboração, os trabalhos de Kunsch transitam do vídeo e performance a curadorias educativas, sempre buscando um alargamento do chamado “público da arte”.

Acervo Histórico Videobrasil | Prêmio de residência do 20˚ Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil

Geometria descritiva 2012, videoinstalação, 31" Luiz Roque

A apropriação estética e política da ficção científica, a existência de corpos em transformação, a índole da paisagem e a temporalidade da imagem estão entre os temas que mobilizam a obra de Luiz Roque. Em Geometria descritiva, a noção de limiar é trabalhada por meio de uma paisagem idílica que oscila entre o real e o fantasioso, formando uma cosmologia à luz do dia em que coabitam beleza e violência. Com a encenação de uma ruptura e de uma recomposição, a obra discute a ideia de um pleno retorno, situando-se além do passado e do futuro ao sugerir um presente sempre em suspensão. Roque trabalha com filme, vídeo e fotografia.

Acervo Histórico Videobrasil

Contramão 1822–2018 2018, instalação, dimensões variáveis Marilá Dardot

A obra reúne 48 lemas e slogans de governos brasileiros dispostos conforme sua incidência histórica. Sobre cada um deles é aplicada uma demão de tinta branca, marcando o tempo passado enquanto aponta para os projetos políticos que se suplantam. Desde o grito de “Independência ou Morte” de 1822 até os lemas contemporâneos, salta a repetição da inscrição “Ordem e progresso”, adaptação do conceito positivista “o Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”, que está presente na bandeira brasileira. Se em 1889 a supressão do amor já parecia anacrônica, a reincidência desse mote em 2017 denota a obsolescência do projeto de país que representa.

Cortesia da artista e Galeria Vermelho

Mapa das rebeliões dxs operárixs da indústria. Cidade Industrial – Contagem – 2023
Guerreirxs Guarani Kaiowá vencem luta por sua terra ancestral – 2034
Exército Queer incendeia igrejas e inaugura o estado laico no Brasil – 2028
MST sai em cruzada nacional e faz a reforma agrária com as próprias mãos – 2021
2018, bordado, colagem e costura em tecido, 155 x 185 cm cada
da série Profecias
Uma promessa
2018, instalação, letras de tecido e espuma suspensas, dimensões variáveisRandolpho Lamonier

Como planos de vingança ou vaticínios, Randolpho Lamonier produziu para esta exposição um conjunto de obras têxteis que anuncia inquietações e temas de grande urgência de nossos tempos: o déficit de habitação, a violência contra indígenas e seus territórios, a LGBTfobia, a exploração do trabalhador. Com retalhos de pano costurados e bordados com vigor, Lamonier recusa a manufatura industrial para revelar a força poética dos sujeitos imbricados nesses sistemas de opressão. Seu trabalho aborda a relação entre centro e periferia da perspectiva da formação de subjetividades oriundas do desgastado espaço urbano e industrial.

Cortesia do artista

Uma promessa, 2018, instalação | créditos: Victor Galvão
A uma certa distância (barreiras públicas, Istambul) 2011, bases de concreto, tubos de ferro galvanizado, cabo de aço, peças de madeira encontradas e pintadas, parafuso, dimensões variáveis Rivane Neuenschwander

Constituída por cercas, tapumes e postes, presentes no espaço urbano como delimitadores de circulação e acesso, A uma certa distância (barreiras públicas, Istambul) evoca as divisas que separam público e privado. Os elementos constitutivos da obra – alguns deles coletados do espaço urbano – ressaltam a espontaneidade desse tipo de construção, que é por vezes também precária. Como anteparos e barreiras, representam impedimentos de ordem prática e simbólica. Em sua primeira versão, para a Bienal de Istambul, foram incorporados objetos achados na cidade, acentuando a força política da composição. Nesta exposição, a obra se atualiza em sua capacidade de contestação às formas de restrição.

Cortesia da artista; Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel, São Paulo; Tanya Bonakdar Gallery, Nova York; e Stephen Friedman Gallery, Londres

Vera Cruz 2000, vídeo, 44' Rosângela Rennó

Vera Cruz é um “documentário impossível”, nas palavras de Rosângela Rennó, que registra a chegada dos portugueses ao Brasil. Comissionado para uma exposição com obras baseadas na carta de Pero Vaz de Caminha, o vídeo é composto por trechos do documento e de diálogos náuticos imaginados, oscilando entre documentário e ficção. Cabe ao espectador preencher as lacunas com sua própria versão do evento. Vera Cruz é o primeiro vídeo realizado pela artista, cuja obra é reconhecida por abordar questões acerca da natureza da imagem, seu valor simbólico e seu processo de despersonalização.

Acervo Histórico Videobrasil | Prêmio do 13˚ Festival Internacional de Arte Eletrônica Videobrasil

What Do You Think People Think Brazil Is? 1990, arquivo digital transferido de U-Matic, 5'30" Sandra Kogut

Discutindo os clichês que associam o país a sexo, corrupção, futebol, miséria, carnaval, macacos e bananas, What do you think people think Brazil is? investiga e satiriza as imagens e discursos sobre o Brasil circulados pelas mídias de massa e sua influência entre brasileiros e estrangeiros. É possível observar na obra características marcantes da produção de Sandra Kogut no período, como a experimentação com os recursos digitais disponíveis, a importância dada às bordas da imagem e a criação de sentidos para além do idioma falado pelo público. Kogut divide-se entre a televisão, o cinema e as artes visuais.

Acervo Histórico Videobrasil | Prêmio Melhor Videoarte do 8˚ Festival Internacional de Vídeo Fotoptica

A coisa em si 2011-2018, instalação de sacolas e embalagens descartadas, dimensões variáveis Sara Ramo

Objetos corriqueiros são desviados de sua funcionalidade e surgem na obra de Sara Ramo como se fossem dotados de qualidades excepcionais. Mais do que aparições autorreferentes, as coisas apontam para os incômodos e desajustes dos lugares onde estão situadas, sejam esses espaços físicos, ficcionais ou psíquicos. Em A coisa em si, a artista dá continuidade a uma série iniciada em 2011 em que sacolas e embalagens aglomeram-se e irrompem em instituições artísticas e feiras de arte. Ao exercerem a dupla função de refugo e símbolo de uma cultura de consumo, acumulação e desperdício, questionam modelos econômicos e o impacto de suas políticas na subjetividade.

Cortesia da artista e da Galeria Fortes D’Aloia & Gabriel

Alfabeto flúor
2016/2018, impressão digital sobre vinil adesivo, placas de poliestireno e cavaletes de madeira, dimensões variáveis
Retratos do cinismo neoliberal brasileiro
2015-2016, impressão digital sobre papel offset, 40 x 60 cm cada
Suposta propina e suposta delação
2015/2016, metacrilato, lambe-lambe, 40 x 60 cm cada
Almofadas pedagógicas
2016, impressão em gabardine e espuma, 30 x 40 cm cada Traplev

Traplev tem realizado uma série de projetos que buscam registrar o momento histórico brasileiro a partir de material jornalístico e notícias compartilhadas em redes sociais. Por meio de narrativas forjadas na disputa semântica, o artista discute as consequências de acontecimentos políticos, como o processo jurídico que resultou no impedimento da presidenta Dilma Rousseff em 2016. Com interferências gráficas e o deslocamento das imagens coletadas no espaço virtual para outras materialidades, ele sublinha as estratégias empregadas pela grande mídia e seus replicadores, tentando formular uma outra narrativa linguística e estética dos acontecimentos políticos.

Cortesia do artista e Sé Galeria

Almofadas Pedagógicas
O jumento nosso irmão 1991, arquivo digital transferido de U-Matic, 11'54" TV Viva

Proposta radical de televisão comunitária, a TV Viva veiculava sua programação de forma itinerante, percorrendo bairros da periferia da região metropolitana de Recife. O grupo foi composto por Adalberto Porpeta, Cláudio Barroso, Claudio Ferrario, Eduardo Homem e Didier Bertrand, entre outros, oriundos da imprensa alternativa e de bairro, onde já realizavam curtas em Super-8 e 16 mm. Em vídeos como O jumento nosso irmão, os realizadores se colocavam em relação direta com a realidade cotidiana e o repertório das populações das regiões onde os programas eram criados e exibidos, discutindo com elas a ideia de representação.

Acervo Histórico Videobrasil

Câmara de ecos 1999, registro extraído do DVD Nomadismos: homenagem a Waly Salomão, 1'9" Waly Salomão

Publicado no livro Algaravias: Câmara de ecos (1996), o poema traz um eu lírico que recusa a perspectiva de uma identidade fixa, afirmando o descentramento inerente à relação entre o sujeito e o mundo: é a alteridade que constitui a identidade. Multiartista, Waly Salomão surgiu na cena cultural durante a explosão criativa dos anos 60, atuando como poeta, escritor, letrista, produtor musical e diretor artístico. Colaborou, entre outros, com Jards Macalé, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Aqui registrado pelas lentes de Carlos Nader, apresenta-se provocador, inquieto e liberto de amarras.

Acervo Histórico Videobrasil