A Temporada de Dança Videobrasil comissiona artistas da dança a cada dois anos, em projetos que travam diálogo com o acervo da Associação Cultural Videobrasil, em plena atividade desde 1983. Considerando o arquivo como um organismo vivo, o Videobrasil abre espaço para que seu acervo seja atravessado por variações de corpo e coreografia, confirmando sua pertinência histórica e atualidade.

A primeira edição da Temporada de Dança Videobrasil é realizada em parceria com a VERBO 2017, mostra de performance arte da Galeria Vermelho, e conta com curadoria de Carolina Mendonça, diretora de teatro e coreógrafa radicada na Alemanha, e Marcos Gallon, diretor artístico da VERBO. Os curadores selecionaram a artista Clarissa Sacchelli para um período de imersão no Acervo Histórico Videobrasil e para a criação de um trabalho coreográfico inédito. Sacchelli selecionou dez vídeos que serviram como referência conceitual e como material de trabalho para mixagens e reencenações. A artista apresentou no Galpão VB o resultado de sua residência: a peça de dança Boas Garotas, que pretende investigar as relações entre público e trabalho artístico, explorando o erotismo como modo de questionar e excitar as relações também entre ver e ser visto.

Artista participante da 1ª Temporada e curadora da 2ª edição do programa, Clarissa Sacchelli, convidou Ana Pi, dançarina radicada em Paris há oito anos, para um período de três meses de residência e criação de um trabalho coreográfico inédito. Pi fez uma seleção de sete vídeos do Acervo Histórico Videobrasil, que serviram como referência conceitual e afetiva para seu novo trabalho, O BΔNQUETE, um encontro de mulheres negras na cozinha que convida à reflexão sobre as noções de herança, afeto e resistência, com apresentações no CCSP e na Galeria Vermelho, dentro da programação da mostra de performance arte VERBO 2019.