Com edição de Fernando Oliva, o sexto Caderno parte de um embate: quem conduz e quem é conduzido, na arte, na cultura, na política, no dia a dia? O rearranjo, no panorama global, do peso simbólico da produção cultural brasileira é tema dos críticos Marcelo Rezende e Kiki Mazzucchelli, que partem, respectivamente, da obra do alagoano Jonathas de Andrade e do baiano Tuti Minervino.

O cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul, ganhador da Palma de Ouro em Cannes em 2010, e o jornalista Alcino Leite Neto criam um roteiro em colaboração. O teórico Boris Groys reflete sobre arte, religião e propaganda em entrevista à artista Luiza Proença; seu ensaio Camaradas do tempo ganha edição em português. O crítico Zoran Terzic analisa a fricção entre “ser artista” e “ser político” em artigo sobre Joseph Beuys. O Caderno tem ainda intervenções criadas pelos artistas Jonathas de Andrade, Roberto Winter e Pedro Barateiro.

Disponível para compra na loja virtual do SESC.

Acesse aqui o PDF da publicação.
 

Caderno Sesc_Videobrasil 6: Turista/Motorista

Editor: Fernando Oliva. Colaboradores: Alcino Leite Neto, Apichatpong Weerasethakul, Boris Groys, Jonathas de Andrade, Luiza Proença, Pedro Barateiro, Roberto Winter, Zoran Terzic. Edições Sesc-SP e Associação Cultural Videobrasil. 2011, 144 páginas. Português/inglês. ISSN 1983-3881. Largura: 18,5 cm/Altura: 23,5 cm/Lombada: 1,3 cm