• 

Gusztáv Hámos, Hidden Cities (2012) | vídeo, 27'

    Gusztáv Hámos, Hidden Cities (2012) | vídeo, 27'

Ativação do Acervo e difusão da produção

A+ a-
postado em 19/12/2014
Em 2015, o Videobrasil passa pela África, Caribe, Oriente Médio, Europa e América do Norte por meio de participações em eventos, exposições e programas de vídeo do Acervo

As exposições e programas de vídeo propostos pelo Videobrasil ou por curadores independentes a partir do acervo da Associação proporcionam a ativação das obras de artistas do Sul global e sua difusão em instituições espalhadas ao redor do mundo. Em 2015, o Videobrasil vai passar por lugares tão diversos quanto Dubai, África do Sul, Barbados, Polônia, Cuba e EUA, além de chegar a outras cidades do Brasil.

Em março, um recorte do Acervo Videobrasil será exibido no programa curatorial Marker, promovido pela feira Art Dubai nos Emirados Árabes Unidos. Bernardo José de Souza, membro da Comissão Curadora do 19º Festival e um dos curadores da 9ª Bienal do Mercosul (2013) realizará duas curadorias diferentes a partir da coleção da Associação: a primeira, em fevereiro, na Cidade do Cabo, na África do Sul, e a outra em julho, no Goethe-Institut Porto Alegre e São Paulo, no Brasil. Em maio, obras dos artistas Letícia Ramos e Luiz Roque, que fazem parte do acervo, estarão na 16ª edição da WRO Media Art Biennale em Wroclaw, Polônia, e no Caribbean Cultural Diversity Congress em Havana, Cuba, com palestra da diretora e curadora da Associação, Solange Farkas.

O Videobrasil promove também sua missão por meio da participação em seminários, painéis e debates em eventos ao redor do mundo. Em fevereiro de 2015, Solange Farkas participará do encontro “Tilting Axis: Within and Beyond the Caribbean- Shifting Models of Sustainability and Connectivity”, na Fresh Milk, em Barbados.

Em 2014, mostras que revisitaram os 30 anos do Videobrasil  estiveram em Atlanta (EUA), Varsóvia (Polônia), Porto Alegre (Brasil), Joanesburgo e Cidade do Cabo (África do Sul). Outros recortes do Acervo Videobrasil foram apresentados em mostras em Lisboa (Portugal), Beijing (China) Londres (Reino Unido) e São Paulo (Brasil). A Associação realizou em parceria com o Goethe-Istitut e Sesc São Paulo o programa “Summer Conversations”, que reuniu artistas e pesquisadores de diferentes países e áreas acadêmicas para refletir sobre a condição racial contemporânea global. Neste mesmo ano, o Videobrasil participou do RioContent Market, no Rio de Janeiro; do Global Art Forum, ocorrido em Doha, no Qatar, da SP-Arte, em São Paulo; do Seminário de Residência Artística, na Funarte, Rio de Janeiro; além de participar de outros eventos no Santander Cultural, em Porto Alegre, e na Red Gate Residency, em Beijing.