1ª Temporada de Dança Videobrasil
Galpão VB
Apresentações de Boas Garotas
6 julho (qui), 20h
8 julho (sáb), 20h
15 julho (sáb), 18h30
Laboratório teórico-prático de dança
10 julho (seg), 15h-18h
Clarissa Sacchelli e Carolina Callegaro compartilham o processo de criação do trabalho Boas Garotas.
Público-alvo: interessados em dança, performance e artes do corpo.
Número máximo de participantes: 25 pessoas.
Inscrição: enviar nome, e-mail e ocupação para programacao@videobrasil.org.br com o assunto “Laboratório teórico-prático de dança”.
Conversa com Clarissa Sacchelli
15 julho (sáb), 19h30
A artista conversará com o público sobre seu trabalho, em um debate com a participação da curadora Carolina Mendonça, do pesquisador coordenador do Videobrasil, Ruy Luduvice, e da crítica de dança Isabelle Danto, produtora cultural do Centro Georges Pompidou, na França.
VERBO 2017
Parceira da 1ª Temporada de Dança Videobrasil, a Galeria Vermelho apresenta, de 11 a 15 de julho de 2017, a 13ª edição da Mostra de Performance Arte VERBO.
Este ano, a mostra apresenta ações de artistas brasileiros e estrangeiros selecionados a partir de 220 projetos recebidos entre os meses de dezembro de 2016 e março de 2017. A seleção dos projetos ficou a cargo de Thereza Farkas, coordenadora da Temporada de Dança Videobrasil, Carolina Mendonça, diretora de teatro e coreógrafa, e Marcos Gallon, diretor artístico da VERBO. Mendonça e Gallon foram responsáveis também pela escolha da coreógrafa e dançarina Clarissa Sacchelli como artista participante da 1ª Temporada de Dança Videobrasil.
A parceria entre o Videobrasil e a VERBO incluirá uma programação especial no Galpão VB, dia 15 de julho, e uma seleção de vídeos do Acervo Videobrasil que será exibida na Vermelho. Com curadoria de Thereza Farkas, o programa consiste em cinco obras que dialogam diretamente com os trabalhos apresentados na mostra de performance arte e será apresentado na Sala Antonio, da Vermelho.
15 de julho | Verbo no Galpão VB
17h - 22h30 | Julia Viana e Luciano Favaro: Exposição rodante solo sul (2017)
Exposição móvel e temporária que consiste em abordar os conceitos de território e fronteira a partir da experiência de atravessamento, tendo como dispositivo a presença dos artistas e de um automóvel que percorreu o continente sul-americano, no qual são expostos vídeos, fotografias, uma horta e uma biblioteca.
17h - 18h30 | Clarice Lima: Coreografia (2016)
Dispositivo criado para tencionar as coreografias involuntárias que usamos para nos deslocar em espaços de convivências de galerias, museus, teatros, centros culturais e demais áreas de grande afluxo de pessoas.
18h - 18h10 | Jorge Lopes: O falecimento da escuta (2017)
Ação criada a partir de movimentos que aparecem com frequência em autorretratos. O artista interage com terra fazendo alusão à sua descendência. Segundo ele, o ato de expandir e contrair o próprio corpo sugere uma crítica à quase ausência de artistas negros no campo da arte atual.
Acervo Videobrasil para Verbo 2017 | Exibição na Galeria Vermelho
11 julho (ter) | O corpo erótico
Jerk Off 02 – Projeto dízima periódica (2007), de Alice Miceli
12 julho (qua) | Autoimagem
Narciso no Mijo (2006), de Rodrigo Cass
13 julho (qui) | Trans
Ano Branco (2013), de Luiz Roque
14 julho (sex) | Gesto em relação
The End of Time (2013), de Akram Zaatari
15 julho (sáb) | O corpo ritualístico
Danse des Masques en Pays Dogon (2014), de Tiécoura N’Daou
Toda a programação é gratuita.